+55 (41) 3222-7613 sucesu@prsucesu.org.br
Investimentos em tecnologia da informação devem priorizar segurança de dados, inovação e capacidade de expansão

Melhores projetos de 2023 na área de TI serão reconhecidas no Prêmio SUCESU-PR

A implantação de projetos de Tecnologia da Informação (TI) nas empresas representa uma grande evolução na organização, mas para isso deve considerar questões como segurança cibernética, inovação e os projetos de expansão das empresas. Caso contrário, a organização colherá enormes prejuízos. O alerta é do presidente da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná (SUCESU-PR), Fernando Misato.

A importância dos projetos de TI para as empresas brasileiras pode ser verificada em levantamento da Grant Thornton. O estudo revela que o mercado de TI cresce exponencialmente no Brasil, liderando os investimentos mundiais, ficando atrás apenas da Nigéria. A pesquisa aponta que 79% dos empresários brasileiros pretendem investir no setor nos próximos anos.

Por conta disso, o presidente da Sucesu-PR destaca que os responsáveis pela implantação dos projetos de TI não podem se dar ao luxo de errar. “Desde pequenos até grandes negócios, a implantação de um sistema de Tecnologia da Informação, atualmente, é parte fundamental para o funcionamento das organizações”, avisa.

Para Misato, no momento de implantação de um projeto de TI, o desenvolvimento de soluções voltadas à segurança cibernética precisa ser prioridade. Com a crescente onda de ataques cibernéticos, o custo destas ações pode resultar em prejuízos, ou mesmo inviabilizar a operação da companhia. “Ter informações estratégicas expostas ao público terá consequências diretas na relação com o mercado, desencadeando crises financeiras, operacionais e de credibilidade”, alerta.

Outro ponto de atenção para um projeto trazer benefícios é sempre considerar o plano de expansão empresarial, e assim ser capaz de suprir suas demandas futuras. Nessas situações, Misato alerta que, para ter um processo de implantação bem sucedido é necessário equiparar o projeto aos objetivos da empresa. “Desta forma, soluções específicas serão criadas com o propósito de acompanhar o planejamento e o desenvolvimento da companhia”, disse.

O presidente da associação ainda defende a necessidade do projeto de TI em considerar a capacidade de inovação, prevendo os passos seguintes à sua implantação. “É preciso considerar que terminada a fase de implementação do projeto, conforme o plano de expansão e os objetivos da empresa, os investimentos não vão parar. É imprescindível acompanhar as principais tendências do mercado para que seja proporcionado melhorias no serviço e, por consequência, nos resultados da companhia. Essa ação, alinhada com o desenvolvimento de canais de comunicação que promovam a integração entre equipe, fomentam a inovação”, aponta.

O dirigente ressalta que estes pontos são frequentemente debatidos nos encontros da associação, que reúne os principais CIOs de TI das empresas do Paraná. A instituição mantém o Grupo de CIOs (GU-CIO) que debate as inovações do mercado, permitindo a troca de experiências em alto nível, o que ajuda na tomada de decisões. “Nestes encontros temos palestras técnicas, apresentações de cases, e a troca de informações que permitem a disseminação de boas práticas, a divulgação de soluções técnicas inovadores contribuindo para o desenvolvimento do setor”, afirma.

Prêmio SUCESU-PR 2023
Uma das principais ações da Sucesu-PR é reconhecer os melhores cases de TI implementados no Paraná, por meio de sua premiação anual. O Prêmio SUCESU-PR reunirá no dia 05 de dezembro, às 19h, no Hotel Bourbon Curitiba, os executivos de TI, associados da SUCESU-PR e gerentes de TI (CIOs) de organizações privadas e públicas.

Os projetos inscritos no prêmio concorrerão nas categorias: Empresa Destaque em Telecomunicações, Empresa Destaque em Tecnologia, CIO Influente e Inovador – Segmento Privado, CIO Influente e Inovador – Segmento Público. Como uma instituição que preza pela troca de informações constante entre os CIOs, a instituição também realizará a entrega do Prêmio Santi 2023, que homenageará o profissional que mais colabora na integração entre os associados.

Sobre a SUCESU-PR
Criada em 1970, a SUCESU-PR – Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná, é uma entidade sem fins lucrativos fundada por profissionais que buscam debater e buscar soluções em conjunto na área de informática. A entidade tem o objetivo de ser foro de debate dos grandes temas relacionados ao uso de tecnologias de informática e telecomunicações no Paraná, fornecendo apoio aos associados na defesa de seus interesses, desenvolvendo pessoas e disseminando novas tecnologias.

Serviço:
Data: 05/12/23
Horário: 19h
Local: Hotel Bourbon Curitiba
Endereço: Rua Cândido Lopes, 102, Curitiba

 

Fonte: https://www.diarioinduscom.com.br/Noticias/829247/investimentos_em_tecnologia_da_informacao_devem_priorizar_seguranca_de_dados__inovacao_e_capacidade_de_expansao